Os Manômetros de Pressão são instrumentos muito populares e úteis para fazermos a medição e monitoramento de pressão.
Eles são usados tanto em nosso dia a dia, como no mundo das indústrias. E existem ainda diversos modelos que encontramos com facilidade no mercado, cada um com sua característica específica.
Como toda ferramenta e com a evolução da tecnologia, os Manômetros também foram se aprimorando ao longo dos tempos e melhorando suas funções.
Nos acompanhe, nestes próximos tópicos do nosso artigo, para entender melhor sobre os Manômetros de Pressão. Vamos lá?!
Como falamos, os Manômetros de Pressão são instrumentos apropriados para medir a pressão de materiais líquidos ou gasosos ao calcular a força que exercem no estado de repouso.
Eles exibem a diferença entre a pressão na área a ser medida e a pressão do ambiente, chamada de pressão manométrica.
Podemos dizer ainda que o Manômetro de Pressão é o indicador responsável por medir e exibir, através de um mostrador com ponteiro, a exata pressão no interior de um recipiente ou sistema fechado.
Um sistema de ar comprimido ou sistema hidráulico, por exemplo, são alguns dos sistemas onde o aparelho pode fazer a medição de pressão.
O Manômetro de Pressão é um indicador que não precisa de nenhum tipo de alimentação elétrica, nesse caso, não é necessário ser conectado a nenhum sistema elétrico para funcionar.
Atualmente temos até mesmo os Manômetros Digitais, onde você tem comunicação Bluetooth, Indicação Digital ou Wireless.
No caso da comunicação Wireless você consegue ter a indicação local e os dados remotos integrados com o sistema de controle.
Os Manômetros de Pressão servem para medir ou controlar a pressão de qualquer sistema ou recipiente.
Eles medem e controlam a pressão de bombas e compressores, gases de solda, filtros de piscina, sistemas pneumáticos, entre outros.
Você ainda pode utilizar dois ao mesmo tempo, se achar necessário. Pode colocar dois manômetros para medir a pressão diferencial de uma placa de orifício e achar a vazão através de cálculo.
Pode ainda medir a pressão diferencial de um tanque fechado ou só a pressão da coluna em um tanque aberto e achar o nível através de cálculo.
Claro que existem outros instrumentos que fazem essas outras medições de forma mais simples, mas estamos falando de possibilidades.
Os Manômetros de Pressão são instrumentos muito utilizados e exercem um papel muito importante na indústria, laboratórios e outros ambientes comerciais. Devido esse uso com frequência, é preciso lembrar-se sempre de fazer a sua calibração.
É muito importante calibrar os Manômetros de Pressão, tanto para funcionarem normalmente, quanto para manter a segurança nos locais.
Os trabalhadores/técnicos contam com medidas de pressão exibidas por estes Manômetros para identificarem potenciais problemas.
Por isso, é imprescindível fazer a calibração desses equipamentos, garantindo assim que funcionem de forma confiável e segura.
Existem muitos modelos de Manômetros de Pressão que podem ser classificados com base nos princípios utilizados para medir a pressão, como o método de operação (mecânico ou elétrico) e o tipo de saída (digital ou analógico).
A Mack Flex possui diversos modelos disponíveis em seu catálogo. Veja os principais tipos abaixo:
Como o próprio nome diz, os Manômetros de Pressão Comerciais são ideais para aplicações de uso geral e comercial.
Existe uma grande variedade de Manômetros Comerciais. Eles são encontrados geralmente em sistemas de refrigeração e HVAC (climatização), e em indústrias de alimentos e bebidas.
Por serem muito versáteis, diversos usuários finais e aparelhos OEM usam esses Manômetros de Pressão.
Os Manômetros de Pressão Industriais são feitos com aço inoxidável e são projetados para monitorar a pressão de meios que não causam obstruções no sistema, como óleo, gás e outros combustíveis.
Eles também são muito usados em indústrias envolvidas na fabricação ou processamento de produtos químicos, hidráulica móvel, combustíveis alternativos e outros petroquímicos.
Os Medidores de Pressão de Processo são usados em locais onde os sistemas de pressão podem ser expostos a ambientes extremos e a tensões causadas por vibrações, picos de pressão, pulsação ou corrosão.
São encontrados, com frequência, em indústrias que lidam com produtos petroquímicos, tanto gases quanto líquidos.
Os Manômetros de Baixa Pressão são ótimos para sistemas que contenham materiais gasosos ou líquidos em ambientes corrosivos, medidores e sistemas de baixa pressão, são usados para aumentar a estabilidade operacional.
São adequados para uma série de aplicações em configurações como construção de plantas, salas limpas, sistemas pneumáticos, produtos químicos e produtos petroquímicos.
Os Manômetros de Pressão Selados são manômetros construídos para propósitos específicos que combinam indicadores com selos de vedação do diafragma para eliminar vazamentos no sistema através dos manômetros.
Esses modelos são ideais para indústrias sanitárias, farmacêuticas, químicas e petroquímicas.
Os Manômetros de Alta Precisão são muito utilizados por laboratórios de teste e calibração, pois esse modelo é excelente na obtenção de resultados e medições que são altamente precisas.
Esses indicadores são muito usados em painéis e aplicações de monitoramento de pressão, onde os meios não causam obstruções ou danificam peças de liga de cobre.
Estes dois tipos de manômetros são usados em aplicações onde duas pressões aplicadas precisam ser medidas – pressão de processo estática e pressão HI/LO (alta/baixa).
O Duplex e os Manômetros Diferenciais são ótimos para ambientes agressivos e corrosivos como HVAC, refrigeração, gases criogênicos e indústrias de tratamento de ar.
Os Manômetros de Pressão Absoluta fazem medições independentes das condições ambientais, diferentes dos demais que medem a pressão de um meio em relação à pressão atmosférica ou barométrica.
Eles são usados para medir a pressão de vapor de líquidos e monitorar as pressões de condensação.
Além dos variados tipos de Manômetros, existem também diferentes pressões, esses são pontos importantes na hora de adquirir o seu equipamento.
Podemos falar de 3 tipos de pressão, são elas: pressão manométrica, pressão absoluta e pressão diferencial. Entenda melhor como elas funcionam:
Utiliza a pressão atmosférica como referência. O sensor geralmente tem um respiradouro ou câmara para acessar a pressão atmosfera.
Ele faz a comparação desta pressão com a pressão do produto, indicando o valor de pressão correto.
Resumindo, a pressão medida reflete sempre as condições que o instrumento é exposto, por conta da pressão atmosférica e condições climáticas.
Utiliza o vácuo perfeito como sua referência, sua referência nunca muda independente da altura ou condições climática.
Como ele usa um ponto de referência estável, isso pode tornar o trabalho dele mais fácil e menos propenso ao erro.
Compara a pressão entre dois pontos diferentes, parecido ao instrumento de pressão manométrica de pressão diferencial, que compara duas pressões.
Contudo, a utilização do diferencial será para comparar a pressão de dois pontos diferentes no processo.
Por fim, se você configurar um sensor em uma placa de orifício, ele mede a pressão em ambos os lados desta placa exibindo a diferença entre eles.
A Mack Flex conta com um grande estoque de produtos, inclusive Manômetros de Pressão, oferecendo as melhores marcas do mercado.
Atuamos na distribuição de materiais de manutenção industrial desde 2012, entre eles: mangueiras, linhas pneumáticas, mangotes, correias, EPIs, abraçadeiras, entre muitos outros.
Trabalhamos com produtos certificados, de qualidade e totalmente seguros. Temos ainda uma equipe de vendas pronta e qualificada para orientá-lo e atendê-lo da melhor maneira.
Faça um orçamento conosco!